Este espaço é destinado ao compartilhamento dos resumos das pesquisas ou das intenções de pesquisas dos membros das turma 2009.1. O objetivo é propiciar que todos possam opinar sobre os temas tratados na disciplina e fazer relações e sugestões aos trabalhos dos colegas.
sábado, 28 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Luiz Adolfo de Andrade, trabalho investigando a interseção entre o paradigma da computação ubíqua (Weiser, 1991)e os jogos eletrônicos. Meu foco é no formato dos Alternate Reality Games (ARGs)e sua relação com estratégias de marketing viral.
ResponderExcluirTenho interesse no estudo dos games em geral, bem como nos outros temas em Cibercultura - territórios informacionais, comunidades virtuais, mídias locativas, mobile marketing et cetera.
Renata Baldanza, Doutoranda em Comunicação sob orientação do Prof. Dr. André Lemos, analisando a viabilidade da utilização dos celulares 3G como ferramenta potencializadora do ciberjornalismo 3G. Neste sentido, serão enfatizados o potencial interativo do artefato no que tange às ferramentas disponibilizadas para eficácia na busca, recebimento e captação de notícias por meio de textos, imagens e sons (integrados ou não), as próprias práticas de cooperação entre os atores envolvidos - público e jornalista, bem como as implicações desta captação de notícias em tempo real e de alta velocidade, nos processos de composição e exposição de notícias em comunidades virtuais e blogs jornalísticos.
ResponderExcluirLouise Sobral, Mestranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho sob orientação da Profa. Dra. Sônia Gondim. O título do meu projeto de pesquisa é: Trabalho Emocional e estratégias de auto regulação: um estudo com gestores. O estudo objetiva caracterizar as demandas emocionais emergentes da ocupação do gestor no contexto organizacional. O referencial teórico adotado é a perspectiva culturalista e construtivista social do estudo das emoções. O projeto envolve o desenvolvimento de um site com questionário eletrônico. Faço parte da linha de estudo indivíduo e trabalho: processos micro-organizacionais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA, no momento também estou envolvida no projeto: Estratégias de Regulação Emocional em Equipes de trabalho virtual: Um estudo de caso múltiplos, um dos aspectos abordados nesse projeto são as interações das equipes virtuais através de uma mídia virtual, ou seja, a interface de um aparato tecnológico como forma de interação entre as pessoas que partilham de um objetivo comum no trabalho e desenvolvem tarefas interdependentes primariamente por meios eletrônicos.
ResponderExcluirRuan Carlos Brito, metrando em Comunicação sob orientação do Professor José Carlos Ribeiro, pesquisando formas de interações sociais em ambientes digitais. A Dissertação deverá pesquisar, especificamente, Comunidades Virtuais sobre Transtornos da Mente. Por meio de Questionário e análise dos tópicos, o estudo propõe compreender e caracterizar Comunidades do Orkut, voltadas à temática das Psicopatologias.
ResponderExcluirVitor Braga, mestrando da PosCom, sob orientação do professor José Carlos. Meu projeto objetiva identificar a sociabilidade proporcionada pela cibercultura de compartilhamento de fotografias - de que forma estas são incorporadas pelos usuários, possibilitando interações entre eles.
ResponderExcluirPara tanto, será realizada uma pesquisa nas páginas de usuários do site Flickr [www.flickr.com]. Serão estudadas também as ferramentas que fomentam a sociabilidade no mesmo.
Formação acadêmica, currículo e competências digitais para o comunicador social na cibercultura é o título do projeto de mestrado que tem o objetivo de investigar se os currículos dos cursos de jornalismo, em Salvador, estão aptos a proporcionar aos estudantes de comunicação social uma abordagem pedagógica nas tecnologias digitais, ancoradas na evolução das ciências da comunicação, que oportunizaram a manifestação transdiciplinar da comunicação na formação de um novo perfil profissional muito mais adaptado as novas questões postas pela cibercultura. Orientador Marcos Palácios.
ResponderExcluirThiago Falcão trabalha com mundos virtuais/mmorpgs como espaço de interação mediada sob forma particular a partir da presença de um envolvimento vinculado à estrutura do jogo - o conceito de círculo mágico - e procura verificar que particularidades tal estrutura cognitiva reflete sobre os processos psicossociais.
ResponderExcluirLeonardo Branco, mestrando em Comunicação, sob orientação do professor André Lemos, com graduação em Geografia e especialização em Cibercultura. Desenvolvo pesquisa com foco na relação entre novas tecnologias e territorialidade urbana. Minhas atenções residem nos seguintes temas: Espaço urbano, cartografia digital, funções pós-massivas, ambientes colaborativos georeferenciados, representação territorial no ciberespaço e dimensão territorial da cibercultura.
ResponderExcluirMônica Paz, mestranda do Poscom, sob a orientação do professor José Carlos Ribeiro. A pesquisa visa estudar o YouTube enquanto mídia cujo conteúdo é unicamente produzido por seus usuários, em concordância com as aplicações Web2.0 e características comunicacionais da cibercultura. Tratar dos aspectos e possibilidades de colaboração, buscando interpreta-la ideologicamente ou dentro da lógica de um novo modelo de negócios na web.
ResponderExcluirThaís Vivas, aluna especial da disciplina Mídia e Cibercultura. Graduação em Comunicação (UFBA) e Direito (Ucsal). Ainda sem projeto de estudo definido. Interesso-me pelos problemas de direitos autorais na rede.
ResponderExcluirGraduadado em Ciência da Computação (UFBA), e aluno especial da disciplina Mídia e Cibercultura, procurará (a priori) entender (ou pesquisar) o que altera, ou seria "qual o impacto?", das novas TIC aliados às ferramentas de produção de audiovisual nas práticas socios-culturais utilizadas em determinada comunidade (ou localidade - infocentro, por exemplo, ou algum projeto de uso das tecnologias de áudio e vídeo).
ResponderExcluir