sábado, 28 de março de 2009

Resumos das pesquisas da turma

Este espaço é destinado ao compartilhamento dos resumos das pesquisas ou das intenções de pesquisas dos membros das turma 2009.1. O objetivo é propiciar que todos possam opinar sobre os temas tratados na disciplina e fazer relações e sugestões aos trabalhos dos colegas.

11 comentários:

  1. Luiz Adolfo de Andrade, trabalho investigando a interseção entre o paradigma da computação ubíqua (Weiser, 1991)e os jogos eletrônicos. Meu foco é no formato dos Alternate Reality Games (ARGs)e sua relação com estratégias de marketing viral.
    Tenho interesse no estudo dos games em geral, bem como nos outros temas em Cibercultura - territórios informacionais, comunidades virtuais, mídias locativas, mobile marketing et cetera.

    ResponderExcluir
  2. Renata Baldanza, Doutoranda em Comunicação sob orientação do Prof. Dr. André Lemos, analisando a viabilidade da utilização dos celulares 3G como ferramenta potencializadora do ciberjornalismo 3G. Neste sentido, serão enfatizados o potencial interativo do artefato no que tange às ferramentas disponibilizadas para eficácia na busca, recebimento e captação de notícias por meio de textos, imagens e sons (integrados ou não), as próprias práticas de cooperação entre os atores envolvidos - público e jornalista, bem como as implicações desta captação de notícias em tempo real e de alta velocidade, nos processos de composição e exposição de notícias em comunidades virtuais e blogs jornalísticos.

    ResponderExcluir
  3. Louise Sobral, Mestranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho sob orientação da Profa. Dra. Sônia Gondim. O título do meu projeto de pesquisa é: Trabalho Emocional e estratégias de auto regulação: um estudo com gestores. O estudo objetiva caracterizar as demandas emocionais emergentes da ocupação do gestor no contexto organizacional. O referencial teórico adotado é a perspectiva culturalista e construtivista social do estudo das emoções. O projeto envolve o desenvolvimento de um site com questionário eletrônico. Faço parte da linha de estudo indivíduo e trabalho: processos micro-organizacionais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA, no momento também estou envolvida no projeto: Estratégias de Regulação Emocional em Equipes de trabalho virtual: Um estudo de caso múltiplos, um dos aspectos abordados nesse projeto são as interações das equipes virtuais através de uma mídia virtual, ou seja, a interface de um aparato tecnológico como forma de interação entre as pessoas que partilham de um objetivo comum no trabalho e desenvolvem tarefas interdependentes primariamente por meios eletrônicos.

    ResponderExcluir
  4. Ruan Carlos Brito, metrando em Comunicação sob orientação do Professor José Carlos Ribeiro, pesquisando formas de interações sociais em ambientes digitais. A Dissertação deverá pesquisar, especificamente, Comunidades Virtuais sobre Transtornos da Mente. Por meio de Questionário e análise dos tópicos, o estudo propõe compreender e caracterizar Comunidades do Orkut, voltadas à temática das Psicopatologias.

    ResponderExcluir
  5. Vitor Braga, mestrando da PosCom, sob orientação do professor José Carlos. Meu projeto objetiva identificar a sociabilidade proporcionada pela cibercultura de compartilhamento de fotografias - de que forma estas são incorporadas pelos usuários, possibilitando interações entre eles.
    Para tanto, será realizada uma pesquisa nas páginas de usuários do site Flickr [www.flickr.com]. Serão estudadas também as ferramentas que fomentam a sociabilidade no mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Formação acadêmica, currículo e competências digitais para o comunicador social na cibercultura é o título do projeto de mestrado que tem o objetivo de investigar se os currículos dos cursos de jornalismo, em Salvador, estão aptos a proporcionar aos estudantes de comunicação social uma abordagem pedagógica nas tecnologias digitais, ancoradas na evolução das ciências da comunicação, que oportunizaram a manifestação transdiciplinar da comunicação na formação de um novo perfil profissional muito mais adaptado as novas questões postas pela cibercultura. Orientador Marcos Palácios.

    ResponderExcluir
  7. Thiago Falcão trabalha com mundos virtuais/mmorpgs como espaço de interação mediada sob forma particular a partir da presença de um envolvimento vinculado à estrutura do jogo - o conceito de círculo mágico - e procura verificar que particularidades tal estrutura cognitiva reflete sobre os processos psicossociais.

    ResponderExcluir
  8. Leonardo Branco, mestrando em Comunicação, sob orientação do professor André Lemos, com graduação em Geografia e especialização em Cibercultura. Desenvolvo pesquisa com foco na relação entre novas tecnologias e territorialidade urbana. Minhas atenções residem nos seguintes temas: Espaço urbano, cartografia digital, funções pós-massivas, ambientes colaborativos georeferenciados, representação territorial no ciberespaço e dimensão territorial da cibercultura.

    ResponderExcluir
  9. Mônica Paz, mestranda do Poscom, sob a orientação do professor José Carlos Ribeiro. A pesquisa visa estudar o YouTube enquanto mídia cujo conteúdo é unicamente produzido por seus usuários, em concordância com as aplicações Web2.0 e características comunicacionais da cibercultura. Tratar dos aspectos e possibilidades de colaboração, buscando interpreta-la ideologicamente ou dentro da lógica de um novo modelo de negócios na web.

    ResponderExcluir
  10. Thaís Vivas, aluna especial da disciplina Mídia e Cibercultura. Graduação em Comunicação (UFBA) e Direito (Ucsal). Ainda sem projeto de estudo definido. Interesso-me pelos problemas de direitos autorais na rede.

    ResponderExcluir
  11. Graduadado em Ciência da Computação (UFBA), e aluno especial da disciplina Mídia e Cibercultura, procurará (a priori) entender (ou pesquisar) o que altera, ou seria "qual o impacto?", das novas TIC aliados às ferramentas de produção de audiovisual nas práticas socios-culturais utilizadas em determinada comunidade (ou localidade - infocentro, por exemplo, ou algum projeto de uso das tecnologias de áudio e vídeo).

    ResponderExcluir