domingo, 22 de março de 2009

Contexto contemporâneo: Mídias Eletrônicas e Comportamento Social

No sense of place
The impact of eletronic Media on Social behavior
(MEYROWITZ)

Data de apresentação: 20/03/09

Introdução
  • A história história muda de acordo a audiência (entonação, seleção de fatos, expressões, gestos, destaques e omissões);
  • Goffman: a vida é multi-encenação com papéis diferentes em arenas sociais diferentes, dependendo da natureza da situação, do seu papel e da audiência;
  • McLuhan: as mídias são extensões dos sentidos. Sua introdução na cultura troca o “balanço sensorial” e a consciência das pessoas;
Fraquezas e Fortalezas
  • Goffman: estuda apenas as interações face-a-face;
  • McLuhan: foca nos efeitos da mídia;
  • Diferentes tipos de interação: vida real X mídia
  • Interação f-f: é mais raro a combinação de audiências – isoladas; ao contrária das mediadas;
  • O autor considera que os efeitos da mídia rearranja as encenações sociais de cada papel, mudando o senso de comportamento apropriado.
  • Sua teoria sugere que a reestruturação da arena e da performance social é atribuída à tendência atual, incluído conceitos de infância, vida adulta, masculinidade, feminilidade, de heróis-políticos a cidadãos;
  • Mídias alteram a relação geográfica e situação social
  • Comportamentos de backstage x onstage – pode haver migração com a nova ordem social formada por uma configuração mista;
  • A autor tenta estudar esta nova situação social incluindo configurações físicas e informacionais;
Mídia e Comportamento (estudos sobre o tema)
  • Tendência por add variáveis entre o estímulo e o comportamento de resposta
  • Diferentes padrões de info por diferentes meios
  • Cultivo (mitologia)
  • Agenda Setting (o que é pautado)
  • Uso e Gratificações (uso seletivo)
  • Autor: Muito foco no conteúdo e pouco no efeito da própria mídia, que tb transforma os ambientes sociais. A teoria do meio e situacionismo oferecem parcialmente os efeitos da mídia sobre o comportamento social;
Mídia como ambiente cultural
  • Mída baseada em tempo e baseada em espaço
  • Sociedade oral – fechada, interdependente; Escrita e imprensa – distancia do som, toque e resposta direta; Mídia eletrônica – muda noções de autoridade, nacionalismo e pensamento linear, “repetível”, ;
  • A adição de um fator a um antigo ambiente gera um novo. A mídia nova não destroe a anterior;
  • Efeitos são melhores aceitos qd partem de causas físicas e materiais. Mudanças informacionais são vistas como abstratas e místicas.
  • Crítica a McLuhan por não apresentar clareza, linearidade e evidências em seus argumentos sobre a impacto do meio (perspectiva x teoria).
Situações e Comportamento
  • Para cada situação há regras e papéis
  • Necessidade de conhecimento das situações, cujo aprendizado ajuda na adaptação à vida social.
  • A conceitualização de comportamento apropriado e inapropriado é feito com adição de tags como primeira data, aniversário, etc.
  • Categorias de comportamentos: sempre, nunca e algumas vezes acontecem.
  • Situações podem ser criadas e alteradas, principalmente por autoridades.
  • Incertezas e ambiguidades na definição da situação são indesejáveis.
Estudos sobre o tema
  • Comportamento das pessoas diante de novas situações – experimento psicológico.
  • Episódios, configurações e contexto. Medias de personalidades pouco predizem o comportamento e sim os fatores da situação.
  • Habilidades e Competências são situacionalmente definidas.
  • Situações afetam vocabulário e outras variáveis linguísticas.
  • Controle de compulsões por monitoramento das pistas que estimulam o comportamento.
  • Pq e como mudam as situações?
  • Sem estudos para se saber como os comportamentos mudam com a mudança das situações

  • A percepção do nosso eu se dá a partir da relação com outras pessoas - comparação
  • A verdade social é um conceito baseado em situação. Pode haver contradição a depender do papel assumido (honestidade, etc)
  • Ao passo que atuamos em um papel ele passa a ser verdade para a audiência e para nós mesmos.
  • Liberdade: possibilidade de rejeitar e escolher papéis.
  • Situacionismo é apenas uma parte da complexidade da vida social
  • Uma lacuna teórica
  • Os modelos falam sobre ordem social mas não fazem sobreposições.
  • Não consideram baixos níveis de alterações no sistema (variações do conteúdo dentro do meio, variações do comportamento numa situação).
  • Focam nos efeitos globais do ambiente
  • Padrões de acesso como tema comum: a formação do conhecimento depende de quem os acessam X meios trocam os padrões de acesso
  • Meio: pouco a fazer com as interações face-a-face;
  • Situação: não tratam da existência do meio.
Lugar social e Lugar Físico
  • Mídias mudam a relação com o lugares – dissociam o física do social (ou estende o social??)
  • Comunicação = viagem: situação a situação, status a status, lugar a lugar; Movimento físico e social (telégrafo).
  • Mídia altera situações e identidades sociais por alterar a características do local
  • Segurança e nível de comunicação
  • Comunicação via mídias virtualmente se assemelham mais com interações face a face.
Amigos de mídia
  • Interação para-social – intimidade com milhões
  • Pessoas públicas são julgados por talento e personalidade
  • Estranho – íntimo, mascara a comunicação direta – indireta,
  • Comunicação mediada simula mas está longe de ser determinante de interações pessoais.
Contexto da mensagem
  • Contexto da Mensagem é baseada no contexto.
  • Transferem informações do ambiente do emissor
  • Sentimento de familiaridade com ambiente vistos como se já tivessem sido visitados
  • Mídia Eletrônica: Lidam com o lugar como um meio estranho, violam limites, trocam significados sociais, misturam configurações de comportamento.
Situação TempoXEspaço
  • Livros: anti sociais por isolar o leitor; EM: combinação de situações
  • TV: troca o sendo de lugar de forma inconsciente
  • Acessibilidade: lugares privados → público
  • EM: trocam aspectos de identidade do grupo, socialização e hierarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário