No sense of place
The impact of eletronic Media on Social behavior
(MEYROWITZ)
The impact of eletronic Media on Social behavior
(MEYROWITZ)
Data de apresentação: 20/03/09
Introdução
- A história história muda de acordo a audiência (entonação, seleção de fatos, expressões, gestos, destaques e omissões);
- Goffman: a vida é multi-encenação com papéis diferentes em arenas sociais diferentes, dependendo da natureza da situação, do seu papel e da audiência;
- McLuhan: as mídias são extensões dos sentidos. Sua introdução na cultura troca o “balanço sensorial” e a consciência das pessoas;
- Goffman: estuda apenas as interações face-a-face;
- McLuhan: foca nos efeitos da mídia;
- Diferentes tipos de interação: vida real X mídia
- Interação f-f: é mais raro a combinação de audiências – isoladas; ao contrária das mediadas;
- O autor considera que os efeitos da mídia rearranja as encenações sociais de cada papel, mudando o senso de comportamento apropriado.
- Sua teoria sugere que a reestruturação da arena e da performance social é atribuída à tendência atual, incluído conceitos de infância, vida adulta, masculinidade, feminilidade, de heróis-políticos a cidadãos;
- Mídias alteram a relação geográfica e situação social
- Comportamentos de backstage x onstage – pode haver migração com a nova ordem social formada por uma configuração mista;
- A autor tenta estudar esta nova situação social incluindo configurações físicas e informacionais;
- Tendência por add variáveis entre o estímulo e o comportamento de resposta
- Diferentes padrões de info por diferentes meios
- Cultivo (mitologia)
- Agenda Setting (o que é pautado)
- Uso e Gratificações (uso seletivo)
- Autor: Muito foco no conteúdo e pouco no efeito da própria mídia, que tb transforma os ambientes sociais. A teoria do meio e situacionismo oferecem parcialmente os efeitos da mídia sobre o comportamento social;
- Mída baseada em tempo e baseada em espaço
- Sociedade oral – fechada, interdependente; Escrita e imprensa – distancia do som, toque e resposta direta; Mídia eletrônica – muda noções de autoridade, nacionalismo e pensamento linear, “repetível”, ;
- A adição de um fator a um antigo ambiente gera um novo. A mídia nova não destroe a anterior;
- Efeitos são melhores aceitos qd partem de causas físicas e materiais. Mudanças informacionais são vistas como abstratas e místicas.
- Crítica a McLuhan por não apresentar clareza, linearidade e evidências em seus argumentos sobre a impacto do meio (perspectiva x teoria).
- Para cada situação há regras e papéis
- Necessidade de conhecimento das situações, cujo aprendizado ajuda na adaptação à vida social.
- A conceitualização de comportamento apropriado e inapropriado é feito com adição de tags como primeira data, aniversário, etc.
- Categorias de comportamentos: sempre, nunca e algumas vezes acontecem.
- Situações podem ser criadas e alteradas, principalmente por autoridades.
- Incertezas e ambiguidades na definição da situação são indesejáveis.
- Comportamento das pessoas diante de novas situações – experimento psicológico.
- Episódios, configurações e contexto. Medias de personalidades pouco predizem o comportamento e sim os fatores da situação.
- Habilidades e Competências são situacionalmente definidas.
- Situações afetam vocabulário e outras variáveis linguísticas.
- Controle de compulsões por monitoramento das pistas que estimulam o comportamento.
- Pq e como mudam as situações?
- Sem estudos para se saber como os comportamentos mudam com a mudança das situações
- A percepção do nosso eu se dá a partir da relação com outras pessoas - comparação
- A verdade social é um conceito baseado em situação. Pode haver contradição a depender do papel assumido (honestidade, etc)
- Ao passo que atuamos em um papel ele passa a ser verdade para a audiência e para nós mesmos.
- Liberdade: possibilidade de rejeitar e escolher papéis.
- Situacionismo é apenas uma parte da complexidade da vida social
- Uma lacuna teórica
- Os modelos falam sobre ordem social mas não fazem sobreposições.
- Não consideram baixos níveis de alterações no sistema (variações do conteúdo dentro do meio, variações do comportamento numa situação).
- Focam nos efeitos globais do ambiente
- Padrões de acesso como tema comum: a formação do conhecimento depende de quem os acessam X meios trocam os padrões de acesso
- Meio: pouco a fazer com as interações face-a-face;
- Situação: não tratam da existência do meio.
- Mídias mudam a relação com o lugares – dissociam o física do social (ou estende o social??)
- Comunicação = viagem: situação a situação, status a status, lugar a lugar; Movimento físico e social (telégrafo).
- Mídia altera situações e identidades sociais por alterar a características do local
- Segurança e nível de comunicação
- Comunicação via mídias virtualmente se assemelham mais com interações face a face.
- Interação para-social – intimidade com milhões
- Pessoas públicas são julgados por talento e personalidade
- Estranho – íntimo, mascara a comunicação direta – indireta,
- Comunicação mediada simula mas está longe de ser determinante de interações pessoais.
- Contexto da Mensagem é baseada no contexto.
- Transferem informações do ambiente do emissor
- Sentimento de familiaridade com ambiente vistos como se já tivessem sido visitados
- Mídia Eletrônica: Lidam com o lugar como um meio estranho, violam limites, trocam significados sociais, misturam configurações de comportamento.
- Livros: anti sociais por isolar o leitor; EM: combinação de situações
- TV: troca o sendo de lugar de forma inconsciente
- Acessibilidade: lugares privados → público
- EM: trocam aspectos de identidade do grupo, socialização e hierarquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário