domingo, 8 de março de 2009

Informações iniciais: ementa, procedimentos e avaliação

EMENTA:

A disciplina tem como objetivo explorar distintos aspectos sociointeracionais associados às novas mídias comunicacionais contemporâneas. Para tanto, serão efetuados exames críticos de algumas propostas teórico-metodológicas (interacionismo simbólico, teoria dramatúrgica, teoria das representações sociais) buscando verificar suas contribuições para o entendimento das dinâmicas sociais efetivadas em um contexto fortemente marcado pelo crescente uso de tecnologias digitais.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

A disciplina está dividida em 5 módulos, que serão desenvolvidos e explorados através de seminários (com duração de 1 hora e 30 minutos aproximadamente) e debates mediados a partir da leitura da bibliografia sugerida. Cada aula terá um ou dois textos guias que deverão ser lidos e fichados de maneira obrigatória por todos; os demais textos serão apenas lidos e servirão para aprofundamento da discussão em grupo. É recomendável, na apresentação do seminário, que o aluno tenha uma postura crítica dos textos trabalhados, e que articule os conteúdos com os de sua própria pesquisa em andamento (e, de maneira complementar, com as dos colegas).


AVALIAÇÃO

Freqüência, participação em sala de aula, realização de tarefas nos prazos estipulados (10 % da nota final)

Apresentação do seminário temático (20 % da nota final)

Fichamentos dos textos discutidos (20 % da nota final)

Entrega de um trabalho monográfico que verse sobre um dos tópicos discutidos durante as aulas contendo 30 a 35 mil caracteres (incluindo espaços, título, resumo, notas de rodapé, referências bibliográficas); fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5; resumo de 4 a 8 linhas, corpo 10, espaço simples. O prazo final para entrega do trabalho será de 30 dias após a última aula da disciplina (50% da nota final).

Nenhum comentário:

Postar um comentário